Viver Bem
17 de outubro de 2019
Vacinação, um gesto que deixa marcas...de saúde!
Vacinação, um gesto que deixa marcas...de saúde!

A vacinação é fundamental para a prevenção de diversas doenças infecciosas, muitas delas deixaram de ser problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de enfermidades comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. O resultado da imunização não se resume a evitar doença. Vacinas salvam vidas.

Quais os perigos de não estar vacinado?
O perigo de não estar vacinado é se manter suscetível à doença para a qual aquela vacina protege. Por exemplo, no calendário de rotina das crianças temos vacinas para várias doenças que podem ser muito graves ou mesmo até fatais, como: poliomielite, difteria, coqueluche, tétano, tuberculose, meningite por vários tipos de bactéria (pneumococo, hemófilus, meningococo), pneumonias graves por pneumococo ou hemófilus; sarampo, caxumba, rubéola, varicela, diarreia por rotavírus; influenza. No calendário dos adolescentes e adultos também temos várias vacinas fundamentais, como: HPV, influenza, meningite, pneumonia, herpes zoster.

Como a vacina atua no nosso corpo?

Quando nos vacinamos, apresentamos ao nosso corpo um antígeno até então desconhecido. O corpo passa, com isso, a produzir anticorpos contra ele. Nesse primeiro momento, a produção é relativamente lenta. Além disso, o organismo começa a desenvolver células de memória, que ao serem expostas novamente ao antígeno, serão capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.

Em virtude da presença de células de memória, uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva. Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo a produzir substâncias de defesa.

Calendário de Vacinação

É fundamental ficar atento a quais vacinas você e seu filho devem tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes. Peça mais informações para seu médico.

Link calendário de vacinação: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao