Viver Bem
14 de fevereiro de 2020
Unimed e SAE/CTA Andradina organizam palestra sobre IST’s na Usina Viralcool
Unimed e SAE/CTA Andradina organizam palestra sobre IST’s na Usina Viralcool

A ação aconteceu durante a Semana da Sipat

A equipe do Viver Bem da Unimed Andradina, juntamente com o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada / Centro de Testagem e Acolhimento) do município, ministraram uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV para os colaboradores da Usina Viralcool de Castilho. A ação aconteceu, na última segunda-feira, 10, e fez parte da Semana da Sipat da empresa.

A educadora do CTA, Terezinha Maria Bertucci, salientou a importância do conhecimento para se evitar as IST’s. “O primeiro passo para a prevenção é entender como as principais doenças são transmitidas, formas de proteção, além dos problemas que um descuido pode gerar para uma vida toda”.

Outro ponto muito explorado na palestra foi a incidência de HIV nos últimos anos, uma crescente que assusta a população. “Muitos de nós não tivemos contato com o auge do vírus HIV, na década de 80 e 90, quando efetivamente a doença AIDS matava. Hoje, com o apoio dos coquetéis, a sobrevida do portador aumentou muito, tirando, infelizmente, o medo dos jovens”, explicou Tais Amorim, colaboradora da Unimed.

A palestra também teve a participação da educadora Terezinha Maria Bertucci (CTA).