
O Teste do Pezinho é um exame gratuito e de realização obrigatória em todos os recém-nascidos brasileiros, essencial na identificação de diversas doenças genéticas, metabólicas e infecciosas. Assim, aumentando as chances de diagnóstico precoce e busca imediata para o tratamento adequado.
O exame pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porém em sua grande maioria são realizados nos hospitais e maternidades. O recomendado é que ele seja colhido entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido.
Tipos de Teste do Pezinho
Básico: É obrigatório e gratuito em todo o país. Pode detectar 6 doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Mais ou Ampliado: É oferecido gratuitamente na maioria dos hospitais e maternidades particulares. Pode detectar até 10 doenças. Além das seis já detectadas pelo teste básico, também pode indicar deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.
Super ou Expandido: É o mais completo dos exames disponíveis no Brasil. Pode detectar até 48 doenças. É oferecido apenas em laboratórios, clínicas, hospitais e maternidades particulares.
Teste no SUS será ampliado
Foi sancionada a Lei nº 14.154, que amplia para 50 o número de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa ampliação ocorrerá de forma escalonada e caberá ao Ministério da Saúde estabelecer os prazos para implementação de cada etapa do processo.