Viver Bem
25 de outubro de 2019
Psicóloga da Unimed Andradina ministra palestra no Colégio Anglo
Psicóloga da Unimed Andradina ministra palestra no Colégio Anglo

Suicídio e automutilação foram os temas abordados

A psicóloga da Unimed Andradina, Laís Calvoso, ministrou, nesta sexta-feira (25), uma palestra sobre suicídio e automutilação na adolescência para cerca de 117 alunos do Colégio Anglo do Município. Além do tema proposto, a profissional da cooperativa, quebrou alguns tabus sobre a terapia e demonstrou que manter a saúde mental em dia é tão importante quanto a física.

Durante o encontro a psicóloga apresentou dados referentes ao suicídio e os motivos que levam os jovens e adolescentes serem as principais vítimas. “Esse momento da vida traz muitas pressões, cobranças, incertezas, além do aspecto hormonal que, em muitos momentos, oscila. É importante entender que o término de um relacionamento, a perca do ente querido, a reprova do círculo social não são motivos, mas sim gatilhos de algum trauma psíquico do passado”, explicou Laís Calvoso.

O Bullying é um dos fatores que contribuem, diretamente, com o suicídio, principalmente, na infância e adolescência. “A aprovação social é um estigma muito forte de qualquer ser humano. Para os jovens mais ainda, pois buscam se estabelecer perante os amigos, família e outras relações. Portanto, não praticar e reconhecer sinais de quem sofre com esse mal, auxilia no combate ao suicídio”, disse Calvoso.

De acordo com a psicóloga, a automutilação é uma forma de expressar a angústia e dor sentida em determinados momentos. “É uma maneira que as pessoas encontraram, mesmo erroneamente, de substituir a dor psíquica pela física. Mas, é evidente que não ameniza em nada a situação. Pelo contrário, o indivíduo, com essa atitude, irá adquirir as duas dores”.

Por fim, a depressão foi discutida com os alunos, demonstrando que ela tem grande participação nos casos de suicídio.