
Quem não se vacina coloca a própria saúde em risco e também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.
Só crianças tomam vacinas?
Vacinas vão muito além da infância. Os adolescentes, idosos, gestantes, profissionais da saúde e até pessoas que viajam pelo mundo precisam se proteger tomando vacinas. É importante sempre consultar um médico para saber se suas vacinas estão em dia e se é necessária a aplicação de alguma dose para a prevenção de alguma doença.
Como a vacina atua no corpo?
Podemos receber vacinas através de injeções ou via oral. Vacinas são compostas por uma quantidade baixa de germes, ou ainda os germes mortos, e agem estimulando nosso corpo a combater a doença, ou seja, o sistema imunológico produz anticorpos e torna o corpo imune a doença.
Mas afinal, vacinas são seguras?
Todas as vacinas passam por uma série de estudos, testes e avaliações rigorosas antes de serem liberadas para a população, garantindo assim sua total segurança e eficácia. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é quem faz toda a regulamentação, continuamente monitorando e aprimorando as vacinas.
Algumas vacinas podem causar efeitos colaterais, como febre local, dores e mal-estar, mas é muito importante lembrar que os benefícios a longo prazo compensam qualquer reação temporária.
Para conhecer o Calendário de Vacinas do nascimento à terceira idade clique aqui