
Cerca de 100 colaboradores puderam acompanhar o ciclo de palestras
O Programa Agrofácil, destinado exclusivamente às usinas clientes da Unimed Andradina, realizou uma campanha de conscientização sobre drogas na indústria Viralcool, localizada no município de Castilho. O projeto atingiu cerca de 100 colaboradores de quatro frentes de serviço.
De acordo com a assistente social da Unimed Andradina, Ana Luiza Pimentel, falar sobre os danos que a droga causa na vida do indivíduo serve de alerta. “Não estamos aqui falando novidade, todos sabem que o envolvimento com drogas, independente da licitude, causa inúmeros efeitos colaterais na vida privada e profissional da pessoa”.
As palestras foram ministradas pelas profissionais do CAPS, a enfermeira Elisângela do Nascimento Rodrigues e a psicóloga Rainy Naiá Alves. “Entre os assuntos abordados: Drogas lícitas e ilícitas; Os danos para a vida pessoal, profissional, familiar e social do dependente; Os tipos de atendimento que o CAPS realiza”, explicou Pimentel.
Ao término de cada palestra, de forma aleatória, alguns colaboradores realizavam o teste do bafômetro. As funcionárias da usina Viralcool, Heloisa de Melo Souza, enfermeira e Sineire Aparecida Buzachero, assistente social, também participaram da ação.
CAPS AD Regional Andradina: Centro de Atenção Psicossocial Álcool de Drogas
É um serviço de porta aberta do SUS para o tratamento de pessoas com transtornos mentais relacionados a substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). É um trabalho regional, desenvolvido por uma equipe multiprofissional, que atende os municípios de Andradina, Castilho, Murutinga do Sul, Lavínia, Nova Independência, Itapura e Guaraçaí.