Viver Bem
30 de agosto de 2019
Palestra sobre tabagismo leva cerca de 150 pessoas para Câmara Municipal de Andradina
Palestra sobre tabagismo leva cerca de 150 pessoas para Câmara Municipal de Andradina

O evento foi organizado pelo Viver Bem da Unimed Andradina

Nesta quinta-feira, 29, a equipe do Viver Bem da Unimed Andradina organizou uma palestra sobre tabagismo na Câmara Municipal do município. O evento, conduzido pelo pneumologista Dr. José Eduardo Garbelini Figueiredo, foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia de ontem. Além dos malefícios do cigarro, o médico tirou dúvidas da plateia e comentou sobre outras formas de tabagismo, como o Narguilé.

De acordo com o palestrante, Dr. José Eduardo, o tabagismo contribui diretamente com a falta de saúde do fumante e das pessoas em seu em torno. “É impressionante como esse hábito interfere negativamente na qualidade de vida do indivíduo. Para piorar a situação, os malefícios chegam a todos que, passivamente, passam a fumar”.

O tabaco e seus derivados são responsáveis por cerca de 50 tipos de doenças, além do câncer, problemas cardiovasculares e respiratórios, lideram os índices. “Infelizmente é uma realidade cada vez mais alarmante, a Organização Mundial da Saúde afirma que existem mais de 1,2 bilhão de fumantes, ou seja, uma população doente e com baixa expectativa de vida, é consequência”, alertou Garbelini.

Outro ponto abordado foi a entrada de novas formas de tabagismo, entre eles, o narguilé e cigarro eletrônico. “Assim como tudo, o ato de fumar vem evoluindo, sempre para pior. São tantas novidades nesse mundo, apoiadas por uma propaganda agressiva, que fazem jovens iniciarem o hábito do tabagismo”, finalizou Dr. José Eduardo

Por fim, o presidente da Unimed Andradina, Dr. Eduardo Herreros, agradeceu ao palestrante e a todos os presentes. “Uma das missões da nossa cooperativa é auxiliar na saúde e bem-estar da comunidade. Ações como essa, contribuem significativamente para que possamos formar multiplicadores dos bons hábitos. Agradeço ao Dr. José Eduardo, a plateia e, claro, a equipe do Viver Bem que não mediu esforços para organizar a palestra”.