Viver Bem
29 de setembro de 2020
Não perca o ritmo da batida. Cuide-se!
Não perca o ritmo da batida. Cuide-se!

Manter a saúde em dia é uma das maiores preocupações de toda população. Para ter o coração sempre saudável, é fundamental a busca de hábitos que proporcionem o cuidado da saúde física, psicológica e tragam maior qualidade de vida. As principais doenças cardiovasculares são a hipertensão arterial, doença coronariana, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, dentre outras. Alguns fatores de risco contribuem para essas doenças, tais como: o avanço da idade, o período pós-menopausa, os casos semelhantes na família, o tabagismo, a pressão alta, o diabetes, o colesterol alto, o sedentarismo e a obesidade.

Tabagismo, saúde bucal e as doenças cardiovasculares

De acordo com a OMS, o tabagismo e o fumo passivo contribuem em cerca de 12% das mortes por doenças cardíacas, fazendo com que o consumo de produtos de tabaco seja a segunda causa de doenças cardiovasculares, após a hipertensão arterial (que também pode ser agravada pelo consumo dos produtos de tabaco).

Não importa qual o tipo de produto consumido: o cigarro, a cigarrilha, o charuto, o fumo para cachimbo e o fumo para narguilé fazem mal à saúde. Além destes citados, o uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), como cigarro eletrônico, narguilé eletrônico e vaporizadores também causam mal à saúde.

Outro fator que deve ser levando em consideração na prevenção de problemas cardíacos é a saúde bucal, nossa boca abriga até 50 bilhões de bactérias de, pelo menos, 700 tipos. Junto aos restos de alimentos, elas formam uma placa bacteriana sobre os dentes que precisa ser removida diariamente. Caso isso não seja feito por meio da escovação e do uso de fio dental, a placa calcifica, criando o tártaro.

Esses problemas podem se transformar em cáries, gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (inflamação dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes). É neste ponto que nosso coração entra em perigo. Por meio das feridas causadas pela gengivite e periodontite, as bactérias da boca caem na corrente sanguínea. Quando elas alcançam o coração, podem colonizar válvulas lesionadas e provocar doenças. Entre elas, estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Hábitos saudáveis

Se você quer evitar as doenças do coração, confira as dicas a seguir.

Pratique atividade física;

Não fume;

Adote uma dieta equilibrada e controle o colesterol;

Evite o consumo de álcool;

Evite o excesso de sal;

Leve uma vida com menos estresse;

Faça check-up anualmente.