Viver Bem
16 de novembro de 2021
Não deixe esse vício entrar na sua vida!
Não deixe esse vício entrar na sua vida!

O tabagismo é uma das principais causas de morte evitável no mundo e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença epidêmica. A sua fumaça é composta por mais de quatro mil substâncias tóxicas como monóxido de carbono, amônia, cetonas, benzeno, alcatrão, além da nicotina. Todos esses produtos são a causa de mais de 50 doenças que podem levar o fumante a morte.

A Organização Mundial da Saúde ainda destaca que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano e dessas 7 milhões resultam do uso direto do produto e cerca de 1,2 milhão são não fumantes expostos ao fumo passivo.

Tabagismo x Doenças

O tabagismo traz consigo diversos tipos de câncer como de pulmão, laringe, esôfago, pâncreas, fígado, rins, bexiga, colo de útero e leucemia, além de doenças do aparelho respiratório: enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma e infecções respiratórias. O coração também é outro órgão muito afetado pelo fumo com o aparecimento de angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurisma, acidente vascular cerebral e tromboses. Outras patologias que também são associadas ao hábito são: úlcera do aparelho digestivo, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.

Benefícios para a saúde quando parar de fumar

– Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem;

– 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal;

– De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta;

– De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem;

– 1 ano, seu risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do de um fumante;

– 5 anos, seu risco de derrame é reduzido ao de um não fumante;

– 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui;

– 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante.