Um hábito que parece simples e prazeroso, porém que traz consigo consequências que podem até levar à morte. O tabaco mata, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, anualmente, cerca de 7 milhões de pessoas no mundo. Desse total, mais de 6 milhões correspondem a fumantes regulares de tabaco, enquanto que cerca de 890 mil correspondem a fumantes passivos, que estiveram expostos à fumaça do cigarro.
Dentre as 4 mil substância que compõem o cigarro, a nicotina é considerada a principal responsável pelo vício. Ao ser inalada ela é absorvida pelo pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro, gerando a sensação de prazer, tudo acontecem em questão de segundos. Isso faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”.
As doenças que o tabagismo traz são diversas como: câncer de pulmão, boca, laringe, além de problemas cardiovasculares. A única forma de evitá-las é parando de fumar. Apesar de ser difícil abandonar este vício, deve-se ter em mente a importância desta atitude para a saúde, e dar o primeiro passo.