
O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da substância ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue.
O diabetes causa o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Quais fatores de risco para desenvolver o diabetes?
Além dos fatores genéticos e a ausência de hábitos saudáveis, existem outros motivos que podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes.
Diagnóstico de pré-diabetes;
Pressão alta;
Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;
Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura;
Pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes;
Doenças renais crônicas;
Mulher que deu à luz a criança com mais de 4kg;
Uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides.
Como prevenir o diabetes?
A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis:
Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.
Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.
Parar de fumar.
Praticar exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos todos os dias).
Manter o peso controlado.
Programa Gerenciamento de Doenças Crônicas
A Unimed Andradina oferece aos seus beneficiários o Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas, para os portadores de Hipertensão e Diabetes. Nele são oferecidos atendimento médico e da equipe multidisciplinar, atividades físicas e encontros mensais com temas relacionados ao programa. No momento as atividades presenciais de grupo estão suspensas por conta das restrições relacionadas a pandemia, por isso o acompanhamento tem sido por telemonitoramento.