
A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar até paralisação dos rins. Ela é causada quando a força do sangue contra as artérias é muito alta, dificultando a sua circulação. E o pior de tudo, ela raramente apresenta sintomas de alerta e pode se tornar uma inimiga caso não seja tratada.
A pressão alta atinge cerca de 38,1 milhões de brasileiros acima dos 18 anos. É uma doença herdada dos pais em 90% dos casos, porém existem fatores que influenciam nos níveis da hipertensão como: fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, ingestão exagerada de sal e falta de atividade física.
Por ser uma doença silenciosa, a hipertensão pode ser um fator de risco para desencadear diversas outras patologias, e se não for controlada, acaba sobrecarregando o coração. Algumas complicações dela são:
- Ataque cardíaco;
- Acidente vascular cerebral;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência renal.
Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Programa Viver Bem – Gerenciamento de Doenças Crônicas
A Unimed Andradina, por meio do Viver Bem, oferece aos beneficiários portadores de Hipertensão, Diabetes ou Obesidade o Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas, que conta com avaliação individual, atendimento multidisciplinar - com médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista -, além de aulas de alongamento. Para fazer parte basta entrar em contato através dos telefones (18) 3702-4000 ramal 4040/ 4031 ou 18 98141 0405.