Viver Bem
31 de maio de 2022
Fumar é um hábito. Deixar de fumar também é!
Fumar é um hábito. Deixar de fumar também é!

Para quem tem o desejo de deixar de fumar um dos grandes problemas que será enfrentado é a abstinência, o que pode atrapalhar o desempenho do indivíduo. Os sintomas variam de acordo com cada pessoa e também seu nível de dependência. As reações podem ser passageiras, desaparecendo com o tempo.

Os principais sintomas da abstinência do cigarro são dor de cabeça; tontura; irritabilidade, alteração do sono; grande vontade de fumar; indisposição gástrica; tosse e dificuldade de concentração.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a nicotina é considerada uma droga bastante danosa e, assim como a cocaína, heroína e álcool, ela atua no sistema nervoso central, mas com uma diferença: leva entre 7 a 19 segundos para chegar ao cérebro. Então é normal que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis.

Também é essencial que o fumante não tenha cigarros por perto. Assim, as chances de fumar vão diminuir.

Seguindo assim, evitar contato com tudo aquilo que lembra o cigarro também ajuda bastante, especialmente porque o ato de fumar, geralmente, está relacionado a diversas situações estimulantes e que estão presentes na rotina. No fim das contas, são pequenos gatilhos que podem e devem ser evitados.

Por isso, alguns hábitos devem ser alterados, como: eliminar os gatilhos do ato de fumar, atrasar o horário do primeiro cigarro, evitar bebidas alcoólicas e cafeína, compartilhar sua luta com outras pessoas e, quando necessário, buscar ajuda médica e psicológica.

E por fim, manter-se positivo é importante. Apesar das dificuldades, mantenha o foco nos benefícios.