
A população está envelhecendo rapidamente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas acima de 60 anos já somam mais de 14% da população nacional. A expectativa de vida também aumentou, mulheres até 79 anos e homens, 72. Esse crescimento indica melhorias nas condições de vida e saúde da população. Porém, a grande maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, pensando nisso, elencamos alguns cuidados que devem ser adotados para uma terceira idade saudável:
- Ter acompanhamento médico regular e especializado;
- Alimentação balanceada;
- Prática de atividade física;
- Cuidar da mente e do corpo;
- Manter laços familiares e sociais;
- Participar de atividades que tragam prazer.
Prevenção de quedas
Um grande problema enfrentado pelos idosos, e que poderiam ser evitados com alguns cuidados, são as quedas. Elas podem provocar fraturas, traumatismo craniano, contusão muscular, entre outros. Para evitar que tais situações aconteçam e coloquem a qualidade de vida da pessoa idosa em questão, tome as seguintes precauções:
- Evite tapetes soltos.
- As escadas e os corredores devem ter corrimão dos dois lados.
- Use sapatos fechados com solados de borracha.
- Coloque tapete antiderrapante no banheiro.
- Evite andar em áreas com piso úmido.
- Evite encerar a casa.
- Evite móveis e objetos espalhados pela casa.
- Deixe uma luz acesa à noite, caso você se levante.
- Espere que o ônibus pare completamente para você subir ou descer.
- Coloque o telefone em local acessível.
- Utilize sempre a faixa de pedestres.
- Se necessário, use bengalas, muletas ou instrumentos de apoio. O importante é a sua segurança.
Importância dos cuidadores
A saúde da pessoa idosa exige atenção e muitas vezes cuidados que ultrapassam o conhecimento da família, por isso, a importância de cuidadores nessa fase da vida. O envelhecimento, quando acompanhado de limitações funcionais, exige atenção em várias áreas, que precisam ser abordadas por profissionais habilitados a reconhecer os distúrbios típicos das doenças ligadas ao envelhecimento, para garantir atendimento adequado.
Um bom cuidador também estimula atividades físicas e lúdicas, acompanha o paciente em caminhadas, realiza jogos que estimulem a memória, realiza momentos de lazer e alegria, como passeios em praças, shoppings e praias. O cuidador exemplar trata da autoestima e aparência do seu assistido, deixa-o sempre limpo, organizado e perfumado, cuida da higiene bucal para evitar as temíveis infecções.