Viver Bem
19 de novembro de 2021
Cuidado não tem gênero, idade, vergonha ou restrição.
Cuidado não tem gênero, idade, vergonha ou restrição.

Cuidar da saúde é algo que independe de gênero, idade ou qualquer outra condição. Porém, um estudo realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, apontou que 70% dos brasileiros do sexo masculino só procuram por atendimento médico quando influenciados por cônjuge ou filhos. Os homens vivem, em média, 7,2 anos menos que as mulheres, isso pode ser devido a genética, hábitos de vida, além da negligência com a própria saúde.

Alguns dos motivos pelos quais os homens adoecem mais são: medo de descobrir algum tipo de doença, descumprimento do tratamento recomendado, a não realização de consultas médicas periódicas, prática de atividade física sem regularidade, uso de álcool e drogas, além de doenças sexualmente transmissíveis.

A partir da juventude os homens já podem fazer exames preventivos, pois o diagnóstico precoce auxilia no combate de problemas como câncer, diabetes e hipertensão. Após os 50 anos, esses testes se tornam ainda mais importantes. Afinal, com o envelhecimento há uma tendência ao aumento do colesterol, triglicérides e glicemia, assim como da incidência de doenças crônicas.

Cuidados para manter a saúde em dia

- Prática regular de atividade física;

- Manutenção de uma alimentação balanceada;

- Consumo moderado de bebidas alcoólicas;

- Sono de qualidade;

- Redução do estresse;

- Consultas periódicas ao urologista.