
O coronavírus já é uma realidade no Brasil. Ele é de uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. As investigações sobre as formas de transmissão ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.
Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas:
Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina e medicamentos para a prevenção ou tratamento da infecção, mas estudos já estão sendo realizados em busca da cura.
As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda;
O Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse período. Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulnerável à doença, que pode levar até a morte. O início da campanha está prevista para o dia 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril.
Para melhor atender seus beneficiários a Unimed Andradina firmou parceria com clinicas de vacinação (Clínica Benvitta e Clínica Regional de Vacinas Camargo & Barros), oferecendo descontos nas vacinas que nelas são disponibilizadas. Basta ir até uma das parceiras com documentos pessoais, carteira de vacinação e cartão da Unimed.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA CARTILHA ESSENCIAL SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS