Saúde
20 de março de 2020
A sua boca pode ser a porta de entrada para muitas doenças
A sua boca pode ser a porta de entrada para muitas doenças

Você sabia que cárie, tártaro, mau hálito, perda de dentes e sangramentos na gengiva são consequências de má higiene bucal? Elas são bem conhecidas, mas não são únicas, focos de infecção na boca como periodontite, podem levar bactérias para outras áreas do organismo e afetar a saúde de pessoas como doenças cardíacas, diabetes, gastrite, além de aumentar o risco de complicações no sistema respiratório.

A doença periodontal se desenvolve devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos tecidos periodontais, formado por gengiva, osso alveolar, ligamentos periodontais e demais tecidos que sustentam os dentes -, o que leva a um processo inflamatório e imunológico e à destruição desses tecidos.

Conheça algumas das doenças que a má higiene bucal pode ocasionar:

Endocardite bacteriana

Um dos problemas mais sérios originados da falta de higiene bucal, a endocardite bacteriana é uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode ser fatal.

A infecção causada pelas bactérias bucais, se não tratada, pode entrar no sistema sanguíneo por um simples sangramento na boca e atingir válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração, sendo um agravante para doenças cardíacas.

Dessa forma, pacientes portadores ou com predisposição a problemas no coração devem consultar o médico e o dentista regularmente e tomar cuidados extras na higiene bucal diária.

Pneumonia e artrite reumática

Seguindo o mesmo mecanismo de infecção da endocardite, as bactérias da boca podem chegar a outros órgãos, como os pulmões e as articulações, causando infecções como a pneumonia e a artrite reumática.

Parto prematuro

Além de todos os cuidados que a mulher deve ter durante a gestação, o pré-natal odontológico é extremamente importante. Isso porque ocorre uma grande elevação hormonal durante a gravidez, que deixa as gengivas das mulheres grávidas mais suscetíveis a inflamações.

Além disso, as náuseas e enjoos constantes podem dificultar a higienização oral adequada, aumentando o risco dessas mulheres desenvolverem doenças periodontais.

Diabetes

A diabetes aumenta a propensão para o desenvolvimento de doenças periodontais e inflamações na gengiva, além de outros problemas de saúde bucal, como feridas, perda óssea ao redor dos dentes e boca seca.

Ao mesmo tempo, as doenças periodontais podem agravar o diabetes, criando um ciclo muito perigoso para a saúde geral desses pacientes. Por isso, pessoas que têm diabetes devem ter um cuidado ainda maior com a higiene bucal e manter os índices de glicemia controlados.

Como manter a saúde bucal

Cuidar da saúde bucal para evitar doenças e manter o equilíbrio do corpo é muito simples: basta respeitar uma rotina de escovação pelo menos três vezes ao dia (ou sempre após as refeições) e ter o cuidado de usar escovas de dentes adequadas, cremes dentais com flúor e fio dental.